quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Primeiros Dias em Amherst

Desde o dia em que recebi a noticia que havia sido selecionado para o Student Leaders, percebi que esta oportunidade mudaria minha vida, não só profissionalmente, mas pessoalmente. E isso tem se mostrado verdade ao longo dos dias em que estou em Amherst.
Além de estar inserido em um local com uma cultura totalmente diferente, na casa do Instituto de Treinamento e Desenvolvimento posso conviver com várias culturas. Estar em uma casa com argentinos, uruguaios e chilenos me fez mudar a concepção que eu tinha sobre nossos vizinhos.
Percebi que apesar de sermos tão próximos territorialmente, há diferenças enormes entre nossos hábitos e costumes. A língua tem sido algo que realmente me impressiona, embora português e espanhol sejam línguas latinas, há tantas diferenças, e isso que torna a experiência realmente enriquecedora.
Além das diferenças que notei entre nós brasileiros e nossos vizinhos sul-americanos, graças a este intercambio, tive a oportunidade de conhecer brasileiros de diferentes partes do País, e pude perceber o verdadeiro tamanho do Brasil e nossas diferenças regionais.
Há tantas experiências e fatos para descrever somente destes primeiros dias. Um fato que me chamou bastante a atenção foi o modelo de educação adotado pelas universidades americanas. Primeiramente, os estudantes não escolhem diretamente sua graduação como no Brasil, eles fazem alguns anos de formação geral para só depois escolherem o que realmente querem, e isso para um brasileiro é muito diferente.
Tenho certeza que nos próximos dias terei novas experiências e continuarei a aprender e entender não só a cultura norte-americana, mas como também a cultura dos países sul-americanos e a minha própria.


Fabrício Freitas



Um comentário:

  1. Fabrício, você tocou no ponto principal... esse programa possibilita aos participantes conhecerem mais do seu próprio país, dos países vizinhos e, claro, dos EUA. Forte abraço.

    ResponderExcluir