quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Friends in {all} places.

Suzana Petropouleas (SP)

Depois de 6 semanas das mais divertidas e interessantes  da minha vida – e eu ousaria dizer que da vida de todos os SLs – domingo nosso programa finalmente chegou ao fim, a medida que cada um chegava às suas casas brasileiras em todas as regiões do país. Parte de ser um SL é se acostumar a estar constantemente próximo a ou rodeado de outros 19 SLs, então esse fim traz consigo uma sensação de vazio inevitável.  Cadê aquelas 19 pessoinhas falando alto ao meu redor, alternando entre o português e o inglês com seus sotaques regionais particulares?
Algumas 3 ou 4 músicas típicas do Tennessee marcaram nossa estadia nesse simpático Estado.  ‘Friends in Low Places’ foi uma delas. Acho que é muito fácil nos relacionarmos com a ideia geral dessa música por conta de todos amigos que fizemos, por todo o Brasil e em diferentes cidades e estados americanos. Brasileiros, americanos, uruguaios, canadenses, argentinos, peruanos... E em algum lugar da minha memória ficará para sempre guardada a lembrança do nosso grupo cantarolando essa música em ônibus de viagens pelas estradas dos EUA...

 

I’m not big on social graces
Think i’ll slip on down to the oooooooaaasis,
Oh, I got friends in loOoOow places...
 

 Milena e eu com nossa Host Family, os Hayes.
Acho que o sentimento de saudade que começa a surgir só é superado pela imensa sensação de gratidão e alegria por tudo que vivemos. Como Student Leaders, nós conhecemos Brasília, a Embaixada dos EUA no Brasil, seus lindos funcionários (beijo, Vera!) e  o Embaixador americano. Viajamos de avião por quase 10 vezes (e alguns de nós nunca tinham feito isso antes!). Ficamos em hotéis incríveis e fomos hospedados por famílias americanas ainda mais incríveis. Conhecemos mais de 7 cidades em 5 estados, incluindo New York, Atlanta e Washington DC, com todos os monumentos e lugares que tanto tínhamos visto antes em filmes. Moramos em Knoxville, uma típica cidadezinha do Sul dos Eua com restaurantinhos de beira de estrada, maioria protestante e republicana, sotaque arrastado e tudo o que se tem direito quando se pensa na típica 'America' interiorana. 

Student Leaders do Brasil, Argentina e Uruguai
em Washington D.C
Visitamos a ONU, o Memorial do World Trade Center, os estúdios da CNN, uma comunidade de índios nativos americanos e a cidade e comunidade em que Martin Luther King nasceu.  Esquiamos e patinamos no gelo, vimos a neve, brincamos na neve e... caímos na neve. Muitas vezes. Fomos em típicas festas americanas, com o copinho vermelho e a música, e numa festa de Mardi Gras.  Aprendemos passinhos de country, conhecemos o Capitólio, vários Museus e um Senador americano. Assistimos musicais na Broadway e passeamos pela Times Square. Conhecemos projetos e programas de voluntariado muito bonitos e pudemos participar e ajudar em alguns deles. Comemos muita comida americana e italiana e provamos tailandesa, coreana e outras variações. Fizemos compras (muitas delas!). Conhecemos os SL de toda a América do Sul e dividimos os quartos e o Programa com eles por vários dias.


E, o mais importante, fomos por um mês alunos da University of Tennessee e  tivemos uma experiência profunda do que é estudar numa universidades americana, com seu espírito de comunidade e infraestrutura , e aulas sensacionais com professores premiados e renomados. Eu aprendi tanto, mas tanto, que agora de volta a minha casa me surpreendo com o pouco que eu sabia sobre os EUA antes de ir. Uma outra música cantada pelos SL na viagem tem um verso que diz algo assim "but if you walk the footsteps of a stranger/you'll learn things you never knew you never knew".  Em muitas aulas e viagens eu me surpreendi aprendendo um monte de coisas que antes eu nem sabia que não sabia.
Não quero chover no molhado, mas preciso ressaltar, assim como o Pedro fez no último post, o quão sensacional foi esse grupo. Pessoas de coração gigantesco e inteligência incrível. Me lembrarei com carinho de nossas experiências, risadas e debates. Acredito que ali no Melrose Hall, em meio a tantas aulas sensacionais, conseguimos criar um ambiente muito enriquecedor e confortável pra discussão das nossas ideias e opiniões, por mais divergentes que estas muitas  vezes fossem. Além disso, fiquei sempre positivamente impressionada com a generosidade e altruísmo que cada um demonstrava – seja pra ajudar um outro SL atrapalhado, machucado ou doente, ou em alguma de nossas experiências de trabalho voluntário por lá. Por isso, quando eu olho em retrospecto para tudo o que vivemos juntos nesse programa (e QUANTA coisa foi!) tenho muito orgulho do quanto aprendemos , do quão longe fomos e de quanto conhecimento pudemos trazer, agora, de volta pra casa.

“For me,  I’m driven by two main philosophies: know more about the world today than I knew yesterday and lessen the suffering of others. You would be surprise how far that gets you” - Neil deGrasse Tyson.

 
    
See y'all!

 

Um comentário:

  1. Querida Filha
    Parabéns por tudo, fico muito orgulhoso de vc ser como é, prestativa, amiga, mediadora, e principalmente generosa.
    Cultive bem estas novas amizades e lembre-se, a nossa coleção de amigos não pode ser passageira, pois amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, ja dizia Miltom Nascimento.
    Agradeço a Deus esta filha maravilhosa que vc é.
    Logo estarei ai contigo para matar a saudade.
    Beijos de teu pai que te ama,
    Pedro Petropouleas

    ResponderExcluir