sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A casa longe de casa: The International House


Por Leonel Lima - Maceió/AL

Olá a todos!

Hoje gostaria de compartilhar com vocês um dos meus lugares preferidos na Universidade do Tennessee: a International House ("Casa Internacional"). 

International House


Localizada no centro do campus, a International House como o próprio nome diz é a casa dos estudantes estrangeiros dentro da universidade. Lá podemos encontrar estudantes de diversas nacionalidades, aprender mais sobre seus países e compartilhar um pouco da nossa cultura com pessoas muito interessadas em nos ouvir.  Além disso, é o melhor lugar para se ir quando se estar perdido na universidade (algo não raro para mim), nos intervalos entre as aulas ou quando não se tem nada para fazer, a equipe da I-House (como é conhecida) é composta por estudantes estrangeiros, eles sempre recebem a todos com um bom-humor incrível e estão dispostos a ajudar no que precisarmos.

Parte da equipe da I-House


Nessa semana, a I-House promoveu um evento de 3 dias sobre a Etiópia e a Eritreia, onde pudemos conhecer a história, culinária e cultura desses países; eventos como esses são frequentes (Colômbia e China já possuem datas marcadas) e para quem tem interesse em expandir seus conhecimentos internacionais, não há maneira melhor de fazer isso por aqui. Eles também estimulam o aprendizado mútuo de idiomas e a cada dia da semana uma língua diferente é ensinada por estudantes nativos a outros estudantes que tenham interesse em aprender. A propósito, segunda-feira é o dia do português!

Para falar um pouco melhor da I-House, eu fiz uma pequena entrevista com uma das estudantes da equipe da I-House, Qi Fu. A Qi é chinesa e veio para a UT fazer mestrado em 2009, atualmente ela está terminando seu segundo mestrado aqui na universidade.

Eu e a Qi


[Leonel] Conte-nos um pouco sobre sua história e como você chegou à Universidade do Tennessee (UT).

[Qi] Eu nasci e fui criada em Pequim, China. Enquanto estava fazendo graduação em História Chinesa na Universidade de Pequim, comecei a me interessar por estudar nos Estados Unidos. No último ano da faculdade, decidi cursar pós-graduação em Psicologia Educacional e escolhi a UT por ter um bom programa na área. No mesmo ano da minha formatura, fui selecionada para o programa de mestrado em Psicologia Educacional da UT e é assim que cheguei aqui.

[Leonel] O que a International House é?

[Qi] A International House (normalmente chamada de I-House) possui duas funções principais. Primeiro de tudo, ela proporciona um ambiente acolhedor e amigável a todos os estudantes, professores, funcionários e pessoas da comunidade da UT nas nossas instalações. Especialmente a todos os estudantes internacionais, nós gostaríamos que eles vissem a I-House como sua "casa longe de casa". Em segundo lugar, nós planejamos e organizamos vários eventos para promover a conscientização cultural no campus, através da colaboração de pessoas de diferentes países, regiões e culturas para garantir que nossos eventos sejam educacionais, recreativos e autênticos.

[Leonel] Há quanto tempo você faz parte dessa organização? O que você fez até agora?

[Qi] Eu trabalho na I-House desde a primavera de 2009. Comecei como assistente estudantil, que é responsável pelo trabalho da recepção, incluindo receber as pessoas, realizar alguns projetos, e dar assistência aos eventos e a tudo que gira em torno disso. Depois de um semestre, fui promovida para a posição de assistente graduada, e nessa função eu faço o planejamento e a implementação de programas da I-House, bem como supervisiono os assistentes estudantis e dou suporte ao diretor da I-House em várias funções.


[Leonel] Baseada na sua experiência e no que você já viu, como estudantes estrangeiros são recebidos na UT e qual a importância desses estudantes para a Universidade?

[Qi] A I-House é a primeira parada para praticamente todos os estudantes internacionais quando eles vêm para UT, porque assim que chegam, eles devem passar pela orientação para novos estudantes estrangeiros, realizada na I-House. Toda a equipe da I-House sempre se esforça ao máximo para ajudar no que eles precisam ou orientar para onde eles devem ir. Todos os estudantes internacionais são tratados com muito respeito, carinho e são bem-vindos na UT.


[Leonel] Quando você ouve falar do Brasil, que aspectos da nossa cultura você lembra? Você já teve contato anterior com brasileiros?

[Qi] Na minha cabeça, sempre que ouço do Brasil, penso na estátua do Cristo Redentor, no futebol, numa terra bonita, numa boa economia, em um país em desenvolvimento, e, mais importante, em um ótimo povo. Como já passei bastante tempo na I-House, conheci inúmeros estudantes brasileiros, e o povo brasileiro é um dos meus povos preferidos do mundo, por serem compreensivos, gentis e divertidos! É por isso que sempre falo sobre realmente visitar o Brasil, porque gostaria de vê-los novamente no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário