quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Intensivo! Quanto? Bastante.

Por Jonathan Raphael Vieira da Rosa

Como foi o primeiro dia de aula de vocês? Assim fomos questionados ao fim desta terça-feira, dia 17 de janeiro, quando, na prática, as aulas aqui na Universidade Central da Carolina do Norte (NCCU) começaram para valer! Afinal, o dia anterior havia sido dedicado ao feriado nacional de Martin Luther King. Para nós, Student Leaders, isso significou um dia intensivo de estudos, com aulas preenchendo nosso Schedule das 9:00am às 10:00pm.

Nossas aulas, a partir de hoje, serão no departamento de comunicação, e não mais no segundo andar do dormitório de Chidley Hall North. O café-da-manhã, por sua vez, agora é por conta na cafeteria. Ao menos quando acordamos a tempo de tomar café antes de ir para as aulas.

Na primeira aula, com o Dr. Parker, discutimos o impacto da escravidão na Constituição americana, de como seu texto acaba dando suporte e tentando justificar a escravidão em termos econômicos, histórico-clássicos, religiosos, legal ou pretensamente biológicos. Também foram discutidas questões contemporâneas, como a gigantesca quantia de dinheiro que financia as campanhas eleitorais. A segunda aula, com o Dr. Hall, procurou discutir Raça, Etnicidade, Cor e Democracia Americana. Nesse sentido, foram abordados temas como as relações de poder baseadas em recursos, agenda e consciência, as diferentes ideologias relacionadas a luta pelos direitos civis norte-americanos e as organizações sociais e suas estratégias de luta pela conquista desses direitos. A terceira aula, com o Dr. Cuevas, discutiu justamente um ponto semelhante, apresentando uma notícia recente da Folha de São Paulo, na qual se argumentava que afro-descendentes teriam mais chances de contrair câncer de pulmão, típico de pessoas que defendem, falsamente, que negros e brancos seriam biologicamente distintos.

Todavia, embora a seriedade dos assuntos discutidos, é unânime que um grande mal, ou não, rondava os alunos. Por diversas razões pessoais, no meu caso a noite mal dormida com o aquecedor estragado, causou a todos um sono profundo. Por mais que tentávamos disfarçar, longas piscadas se repetiam generalizadamente. Em certa medida, a terceira aula do dia deu uma levantada no pessoal. Era a aula de liderança, com o Dr. Guyton, na qual tivemos que optar por uma dentre algumas definições do que são líderes, e justificar nossa escolha. Ao final da aula, tivemos a chance de compartilhar com o professor nossas opiniões sobre os EUA: o exagero no tamanho das construções e dos produtos, o desperdício de energia e comida, o sabor plástico das frutas...

Por fim, não irei me delongar ainda mais na descrição das aulas. Nossa noite continuou era programada para continuar no ritmo intensivo, sobrando espaço para uma negociação vitoriosa de mais tempo livre para que nos dediquemos às nossas tarefas e ao lazer, bem como algumas pessoas já apresentaram idéias para o projeto final do programa. Intensivo o suficiente? Estamos aqui, inclusive, para isso! Quem checou o facebook pela noite e, em alguns casos na madrugada, certamente encontrou pessoas desesperadamente terminando seus ensaios para a aula do Dr. Wilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário