terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Diretamente da nevasca para o blog...

Olá pessoal!

Desta vez, quem vos escreve é a Thaís Espíndola de João Pessoa :) Como vocês devem ter visto nas notícias, a nevasca histórica acaba de chegar na parte leste dos EUA (isso significa que já passamos no supermercado, compramos comida para as próximas refeições e tivemos as aulas canceladas – nada funciona na cidade e todos tem que ficar nas suas casinhas até que a normalidade se restabeleça).
NOTA: Acabamos de receber uma ligação com uma mensagem gravada do prefeito informando que realmente está nevando forte, que todos devem permanecer nas suas casas e que ninguém deve estacionar carro na rua até amanhã de manhã, mas sem preocupações... estamos no país do Tio Sam e tudo está sob controle.  


Janela do meu quarto (no primeiro andar da casa) e com neve também pelo lado dentro!! No fundo da foto está a nossa garagem

Entrada da casa
Juro que tem uma rua no meio dessa neve...


A parte das aulas realmente nos deixou chateados (sério), pois havíamos escolhido alguns cursos da UMass (Universidade de Massachussetts – Amherst) para assistir juntamente com os alunos regulares hoje pela manhã, e agora não teremos mais oportunidade/tempo para isso!

Ok, nem tão chateados... O cancelamento das aulas também significou que tivemos a chance de dormir até tarde hoje (vocês não tem ideia do quanto o verbo ‘dormir’ vem sido pouco praticado, então tudo bem, não foi tão ruim assim...)
Estamos um pouco atrasados nas notícias, mas tentaremos atualizar vocês com tudo que aconteceu nos últimos dias (aqui eu aprendi o real significado de ‘curso intensivo’, então desde já peço desculpas pelo tamanho do post, mas tempo livre é raridade - logo, teremos muito o que contar)!

Temos excelentes professores e as aulas são bastante esclarecedoras/dinâmicas, contando sempre com discussões enriquecedoras sobre os mais diversos temas.

Particularmente, a sobre os Movimentos pelos Direitos Civis nos EUA foi a que mais me fez refletir e olhar para tal período histórico de uma forma diferente. Obviamente eram temas já conhecidos, mas a forte imersão que a aula proporcionou aguçou minha sensibilidade para a luta por direitos igualitários. Não consigo explicar o misto de sentimentos que ficaram dentro de mim, mas acredito que oportunidade de estar ‘in loco’ torna mais real a dimensão de fatos absurdamente importantes para a humanidade. É pouco provável sair de nossas aulas sem sede de conhecimento e gostinho de ‘quero mais’ para pesquisar/ler/estudar sobre toda essa montanha de conhecimento que despenca sobre nós.

Também fizemos trabalhos comunitários. Nos dividimos em pequenos grupos e cada um escolheu onde gostaria de colaborar. Com outros quatro Student Leaders fui para um asilo, lá pudemos passar a tarde com os idosos, conversando e ouvindo boa música. Como não podíamos tirar fotos, fica para vocês apenas o registro textual de que foi uma experiência emocionante e única. Em alguns dias, retornaremos aos nossos respectivos trabalhos!

Para fechar, passamos o fim de semana em casas de famílias (sozinhos, em dupla ou trio). Juntamente com uma uruguaia, passei a sexta e o sábado com uma família de origem paquistanesa, mas que já vive nos EUA há mais de 20 anos. Foi legal perceber que apesar da distância geográfica, temos muito mais semelhanças do que imaginamos!

Na sexta à noite, fui com minha host irmã para o jogo de hockey do time da Universidade (a propósito, ganhamos). Lá encontramos com nossos mentores e alguns outros Student Leaders

Por hoje é só, gente! O frio tem nos feito sofrer bastante (nunca pensei que iria comemorar o dia que a temperatura chegasse a -2C)... o lado bom é que não temos que fazer longas caminhadas diariamente e sempre temos carona para nos levar pros lugares (todos os funcionários do ITD são ótimos! Super prestativos e sempre fazem de tudo para que estejamos cômodos).


Em breve mais notícias...

Aguardem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário