quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

No Taxation Without Transparency


Por Claudio A. Azzi

Tax fee: US$ 17,48

Em pouco mais de 5 dias nos EUA, já paguei pelo menos 17,48 dólares em impostos diretos para o governo norte-americano. Durante 20 anos vivendo no Brasil, nunca paguei um centavo em imposto para o governo brasileiro.
Estranho, né?


Tal contraste choca bastante, principalmente quando levamos em conta que o Brasil é tido como um país com uma das maiores taxas de impostos do mundo (35,13% segundo a OCDE) e os EUA cobrarem muito menos impostos (24,8%) de seus cidadãos, que ainda sim estão constantemente brigando com o governo pela redução dos mesmos.


A surpresa tem origem no fato de que nos EUA os impostos sobre venda de produtos são discriminados nas notas fiscais. Isso torna o consumidor muito mais consciente de quanto das suas despesas estão indo para o governo e o permite analisar melhor se o governo lhe está provendo serviços de maneira compatível com a quantidade de dinheiro que ele lhe toma.


Aqui nos Estados Unidos percebo uma relação entre cidadão e Governo bem diferente da do Brasil. Costumo ver discussões acaloradas nos jornais e na televisão sobre o que o Governo deveria fazer sobre diversos temas e os americanos que conversei estão a par delas defendendo suas próprias posições. Bem diferente do Brasil, onde tenho a impressão de que a mídia só comenta as decisões do Governo e a maioria dos cidadãos permanece alienado em relação a decisões que são tomadas sobre suas vidas.

As diferenças na relação dos cidadãos com seus governos vem desde os tempos colonias. Estudamos aqui episódios como o Boston Tea Party e outras revoltas que motivaram a independência dos EUA, enquanto no Brasil nos foi ensinado que a nossa independência foi muito mais uma decisão de grupos que já estavam no poder com o intuito de governar o Brasil sem o domínio de Portugal.


Felizmente, o comportamento brasileiro em relação ao tema vem mudando. Há exemplos de iniciativas da sociedade civil (http://bit.ly/Vaxx57) e governamentais (http://bit.ly/UsyrbZ) para trazer mais transparência em relação ao nossos impostos e do funcionamento do Estado de modo geral. Espero que nós, Student Leaders, consigamos contribuir, quando voltarmos ao Brasil para o amadurecimento da relação do brasileiro com seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário