Por João Mateus de Freitas Veneroso / MG
Já se passaram nove dias desde a nossa chegada aos Estados Unidos e nós estivemos muito ocupados com as aulas e as demais atividades do programa. Por isso o feriado de hoje, o Martin Luther King Jr. Day foi muito bem vindo.
Hoje também aconteceu o discurso de posse do Obama, que foi recebido com muitos aplausos em Washington, mas não tantos aqui em baixo no Tennessee, que é um estado tradicionalmente republicano. O discurso tratou da questão do casamento gay, das mudanças climáticas e das reformas no sistema de saúde e o presidente fez referência a uma famosa passagem da declaração de independência dos Estados Unidos, lembrando as diretrizes que devem guiar o governo americano:
“We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal; that they are endowed by their Creator with certain unalienable rights; that among these are life, liberty, and the pursuit of happiness”
O discurso do presidente Obama:
Hoje nós também fomos ao cinema para assistir ao filme Lincoln do diretor Steven Spielberg. O filme trata do período final da guerra civil nos Estados Unidos e a luta vivida pelo presidente Abraham Lincoln para conseguir a aprovação da 13ª emenda à constituição americana, que previa a abolição da escravatura. O filme, apesar de longo, é uma boa lição sobre um período chave da história norte-americana.
No resto do dia, nós apenas descansamos no hotel, pois havíamos passado dois dias bastante agitados durante a Homestay. Eu e o Pedro Teles Quinderé Ribeiro ficamos hospedados com uma família não tipicamente americana, os Garlington. Eles eram descendentes de espanhóis pelo lado da mãe e já haviam viajado pelo mundo todo, tendo vivido períodos no Marrocos e no México, então todos eles falavam pelo menos um pouco de árabe e espanhol. Nós tivemos a sorte de participar da festa de aniversário da filha deles, Gracie, e conhecemos toda a família.
Na foto, da esquerda para a direita estão: eu, Pedro, Joseph, Elisa e David. Joseph é um dos filhos da família Garlington, irmão da Gracie, e os outros dois são seus primos. Nesta festa, nós pudemos aprender que os Estados Unidos, assim como o Brasil, é um país muito diverso em vários sentidos e é difícil definir o que é tipicamente americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário