domingo, 27 de janeiro de 2013

E no caminho para Atlanta tinha um Campo de Batalha


Por Luísa Saraiva / RS

Neste sábado começamos nossa viagem rumo a Atlanta, no estado da Georgia, e no caminho visitamos o "Chickamauga and Chattanooga National Military Park", que serviu de campo de batalha para duas das principais campanhas da Guerra Civil,  a Batalha de Chickamauga e a Campanha de Chattanooga.




Localizado entre o Leste do Tennessee e o Norte da Georgia, o  "Chickamauga and Chattanooga National Military Park" é o primeiro parque militar dos Estados Unidos, fundado em 1890 para preservar essa importante parte da  História da Guerra Civil Americana.
A Guerra Civil Americana (1861 - 1865) foi um conflito que contribui para moldar os Estados Unidos que conhecemos hoje. O conflito entre União e Confederação , colocou fim ao paradoxo de liberdade enfrentado pelos Estados Unidos desde sua Declaração de Independência, em 1776, Até o fim da  Guerra Civil o país convivia com um sistema híbrido de escravidão (majoritariamente no Sul) e trabalho assalariado (nos estados do Norte); além disso a  Declaração de Independência promulgava direitos inalienáveis (vida, liberdade e busca da felicidade) para "todos". Conforme o discurso de Abraham Lincoln, em 1858, a situação de um país metade livre e metade escravista não era sustentável, e a Guerra Civil tornou-se o caminho para unir o país, fosse sob um regime escravista ou sob um regime de liberdade.
A Batalha de Chickamauga, ocorrida entre 19 e 20 de Setembro de 1863, envolveu aproximadamente 60 mil soldados lutando pela União (simbolizada pelos estados do Norte e pela luta pelo fim da escravidão) enfrentaram 65 mil soldados da Confederação (representados pelos estados do sul, majoritariamente escravistas), e representou um importante passo para a vitória da União nessa região do Sul.  Com movimentos estratégicos de deslocamento de tropas, o objetivo principal da União era conseguir dominar Chattanooga,  garantindo caminho para a conquista da região confederada. No entanto, devido a erros estratégicos e grandes perdas a  União  precisou retirar-se, permitindo o a vitória da Confederação. Mas em  novembro do mesmo ano (1963), a Confederação não conseguiu manter seu domínio sobre a região, perdendo-a para as tropas da União. Assim, a Batalha de Chickamauga representou um importante passo para a vitória da União na região Sul dos Estados Unidos.




Para a fundação  do parque no final do século XIX, veteranos de ambos os exércitos reuniram-se para demarcar as áreas do parque nas quais as tropas (formados por soldados e voluntários de diferentes estados) encontravam-se durante a batalha. Cada estado que enviou tropas para a batalha construiu monumentos para honrar seus soldados.  Atualmente, o Parque é totalmente demarcado com monumentos, placas e canhões que indicam a localização e movimentação  das tropas. Percebe-se a importância que os americanos atribuem a preservação da sua história e dos locais significativos para ela.


Monumento a tropas da Guerra Civil

Monumento a tropas da Guerra Civil



Nenhum comentário:

Postar um comentário