quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MA Court House + Daily Hampshire Gazette


Hoje foi um dia extraordinário.
Fomos visitar um tribunal de Massachusetts (MA Court House) onde um caso muito importante estaria sendo julgado - caso Rintala.
Como estudante de direito que sou, fiquei muito animada - assim como Clarissa e Doris, que também estudam direito.
Chegando lá, fomos conduzidos a uma confortável sala de estar com bagels e suco de laranja. A juíza Mary Lou Rup nos recebeu e deu orientações gerais sobre o caso que acompanharíamos durante a manhã.
Tivemos muita sorte, porque o caso que acompanhamos tem grande relevância aqui. Era um casal homoafetivo, e a esposa foi acusada de assassinar sua esposa.
Um detalhe importante a ser mencionado é que essa sessão a que assistimos era um "retrial" - novo julgamento, porque na primeira vez que esse caso foi julgado, o juri não chegou a um consenso. Na parte da sessão de hoje foi ouvida uma testemunha que não havia sido ouvida no julgamento anterior.
Foi muito interessante ver como o advogado da defesa questionava a testemunha. Da mesma forma ver como o prosecutor atuava. Quando as partes protestavam (objection) era muito interessante ver como a juíza respondia - aceitando (sustained) ou não (overruled). Deu vontade de aprender mais sobre o sistema judicial dos Estados Unidos - que é em base common law - muito diferente do Brasil, que utiliza o modelo da civil law - decisão dos juízes mais baseada nas leis. Quero comprar alguns livros para saber mais sobre esse assunto.
Mas voltando ao julgamento. A juíza interrompeu a sessão e foi falar conosco. Respondeu a perguntas nossas e se colocou a disposição a responder em outro dia a mais questionamentos.
Posso dizer que essa foi uma experiência única na minha vida. Quando vemos seriados ou filmes americanos de direito ficamos imaginando qual a conexão com a verdade - até onde seria o limite da realidade e da ficção. E estar em um tribunal real dos estados unidos, aprendendo sobre a forma da common law, com um caso tão relevante, foi sensacional.
Bom, essa foi a experiência no tribunal (court) que tivemos hoje de manhã.

                                     

À tarde, fomos conhecer o jornal de circulação local - condado de Hampshire - chamado "Daily Hampshire Gazette".
A equipe do jornal nos recebeu muito bem. Nos mostraram as dependências do jornal, as máquinas impressoras. Ainda, uma jornalista falou conosco sobre o tema do jornalismo nos Estados Unidos. Pudemos fazer perguntas a ela. Um dos estudantes perguntou sobre como funciona o freedom of press - o que foi ótimo, porque pudemos ver a opinião de uma jornalista atuante nos Estados Unidos.
Fiquei impressionada com o maquinário que eles têm.




Foi muito bom ver como funciona o jornal que é lido pela população local - do qual eles tem muito orgulho.
Outra coisa interessante é que no final da recepção, eles nos deram um exemplar do jornal de hoje, e este mencionava o caso a que fomos assistir no tribunal.
Foi legal ver como as atividades se relacionaram em um certo ponto.



Patrícia Soster Bortolotto

Um comentário:

  1. Patrícia, é muito interessante ver como a comunidade se envolve consigo própria, não é? Os casos locais, os jornais locais... o centro das atenções da população. Por isso eles trabalham para sempre melhorar o que os cerca e ficam muito orgulhosos do resultado. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir