Esta semana, como todas as outras, tem sido muito intensa para nós no ITD.
Porém há duas coisas marcantes que eu gostaria de escrever aqui.
Ontem tivemos um encontro com a Juiza do caso em que assistimos o julgamento na semana passada.
No encontro tivemos a oportunidade de esclarecer duvidas que tínhamos sobre a justiça norte-americana e as diferenças entre as leis americanas e as de nossos países.
Uma coisa que me chamou bastante a atenção foi o fato de que apesar de muito diferente da justiça norte-americana, dos países da América do Sul, a justica brasileira e a que mais se parece com a justiça dos Estados Unidos.
Na Argentina e no Uruguai, por exemplo, não há júri popular, e ver um julgamento de um assassinato ser decidido por pessoas comuns deixou nossos colegas argentinos bastante perturbados, ao contrário de nós brasileiros, que temos o mesmo sistema para alguns casos.
Além disso, foi impressionante a disposição da juíza de disponibilizar de seu tempo, para esclarecer nossas duvidas, principalmente nesta semana, pois ainda esta acontecendo o julgamento.
Outro fato marcante na semana foi a aula de hoje sobre Hispânicos no Estados Unidos. O Professor levantou questões muito intrigantes, como, por exemplo, o que é ser latino-americano, por que os países da América Latina tem tantas diferenças e não são homogêneos. E a questão principal para nos brasileiros, foi `O Brasil faz parte da América Latina?` Porque em nenhum momento nos identificamos como latinos no Brasil? E interessante perceber o Brasil como um grande continente parcialmente isolado na América Latina, principalmente pelo fato de ser o único pais de língua portuguesa no continente. A aula de hoje foi realmente inspiradora e instigante, ate agora estou com a duvida na cabeca, por que nao nos consideramos latinos?
Ao longo do intercambio tenho aprendido muito com as aulas e palestras, mas o que realmente tem me impressionado é a convivência com outras nacionalidades, e como eu venho percebendo o quanto temos em comum e nem sabíamos, e ao mesmo tempo, o quanto temos de diferentes.
O aprendizado aqui é constante, seja na Universidade ou na Casa, ou em viagens, sempre há algo novo para aprender, e isso me deixa muito feliz por fazer parte de um programa como este.
Fabricio Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário