terça-feira, 24 de janeiro de 2012



Por Eduardo Martins

Continuando do ponto onde a minha amiga Estela parou ontem, o dia hoje começou com parte do grupo jogando videogame. Para a alegria de todos conseguimos  derrotar o último personagem antes de dormir. A surpresa foi que quem conseguiu derrotá-lo foi a Giovana, e não os garotos que estavam presentes (éramos oito).



Depois de descansados, começamos tendo aula apenas as 10:30, contrariando os dias “normais” onde começamos tendo aula às 9 horas. O tópico da manhã foi: “A massa trabalhadora: a latinização e o trabalho no Sul dos Estados Unidos”, lecionado pela Professora Altha Cravey, da UNC Chapel Hill. O principal argumento trabalhado na aula foi que, na conjuntura contemporânea, há um processo de intensificação da criação de trabalhos baratos com mão-de-obra latina. Isto explica o motivo de tantos moradores da América Latina (e o Brasil não escapa disso) irem para o Estados Unidos trabalhar na agricultura em condições extremamente precárias.

Na hora do almoço, o que parecia que iria ser um típico almoço na cafeteria acabou não sendo. Conhecemos uma brasileira que não é parte do nosso grupo! O nome dela é Emanuelle e veio do Rio de Janeiro para os Estados Unidos há quatro anos. Ela estuda Ciências Políticas aqui na NCCU e é parte do time de vôlei. Esperem que nos próximos dias provavelmente aparecerá uma foto nossa com ela por aqui.

Depois que voltamos do almoço fomos para mais uma aula sobre a questão trabalhista nos Estados Unidos, mais especificamente sobre os movimentos trabalhistas que ocorreram no século XX. A aula foi lecionada pelo Professor Jerry Gershenhorn, do departamento de História aqui da NCCU. O fato mais interessante da aula foi perceber que a Marcha em Washington de 1963, a qual Martin Luther King Jr. proferiu o famoso discurso “I have a dream” foi precedida por outra marcha em Washington ocorrida em 1941, onde A. Philip Randalph adquiriu o direito que todos os trabalhadores, não importando cor, pudessem participar da marcha.

A aula acabou perto das 3 horas e fomos ver uma aula do grupo NCCU Vocal Jazz Ensemble. Ver o ensaio deste grupo foi sensacional, a qualidade musical deles é ótima. Vejam por vocês mesmos: http://www.youtube.com/watch?v=OTqWs7vaX2U

De sobra ainda ganhamos um CD deles que é ótimo. Para maiores informações sobre o grupo acessem a página deles no Facebook: Vale a pena!

Eles ainda permitiram que um talento musical do nosso grupo tocasse piano, o Lucas. Já tinha ouvido falar que ele sabia tocar piano, mas não imaginava que fosse tanto! O engraçado foi ver a reação das pessoas da platéia, que ficou literalmente boquiaberta. Parabéns para o Lucas pela perfomance de hoje!

O final da tarde e a noite foi de tempo livre. Enquanto alguns membros saudáveis do grupo foram ao YMCA se exercitar, outra parte foi fazer o que brasileiro mais gosta de fazer nos Estados Unidos: compras! As horas no shopping renderam vários produtos adquiridos pelos Student Leaders, mas o bom foi boa parte dos presentes conhecerem o sistema público de transporte aqui de Durham. O ônibus demora, tanto para ir quanto para voltar, mas por horas no shopping isso não impediu ninguém. Quando voltamos pegamos comida na cafeteria e fomos comer o delicioso jantar servido depois das 8:30:




Agora nos dividimos em grupos para trabalhar no projeto comunitário que será realizado na quarta-feira. A noite parece que será longa para por tudo o que foi adiado no fim de semana em dia.

Um comentário:

  1. Yeah... eu sou demais no PS3!! ahahaha E todo mundo desmerecendo a Chun-Li! É o poder feminino! xD

    ResponderExcluir