Nesta quinta feira, dia 26 de janeiro de 2012, os students leaders acordaram muito cedo, mas por um bom motivo: estavam todos rumando para uma incrível jornada que os levaria à Pembroke, Carolina do Norte. Durante a viagem, nada de extraordinário, todos dormindo enquanto um filme fazia o plano de fundo que embalava os seus sonhos. Entretanto, quando chegamos à University of North Carolina, a sorte dos students leaders mostrou-se presente mais uma vez. Fomoes recebidos extremamente bem pela comunidade universitária e fomos direto ao museu de história indígena, mas especificamente do povo Lumbee, onde tivemos uma aula incrível sobre os povos indígenas no estado da Carolina do Norte. Depois de visitarmos o museu Lumbee da Universidade, tivemos a oportunidade de almoçar na cafeteria, onde encontramos um cardápio muito próximo ao brasileiro, contando com arroz branco e uma grande variedade de salada. Afinal, somos sortudos ou não?
Após um ótimo almoço, fomos recebidos pelo reitor e da universidade e demais autoridades do estudo de povos indígenas. Tivemos uma ótima conferência onde Raphael e Anais nos representaram apresentando trabalhos sobre a questão indígena no Brasil e também sobre os problemas que envolvem a distribuição de terras em nosso país. Devo frisar que ambas apresentações foram extremamente elogiadas pelos acadêmicos presentes, e a moral dos students leaders fora elevada.
Como se não bastasse, fomos recebidos por um grupo da nativos americanos em uma sala vip onde assistimos uma amostra de danças e cantos nativo americanos, e alguns de nós (inclusive o humilde garoto que vos escreve) tiveram a oportunidade de participar de uma destas danças. Toda esta apresentação foi acompanhada de um fabuloso bifet de frutas e um bolo feito especialmente para nós.
Com certeza aprendemos muito hoje, e a viajem está apenas começando... Studants Leaders on the Road! Let’s Rock, baby!