Eu e a Silvia na Cumberland Ave. a.k.a. The Strip
Oi, aqui quem fala e' o Ricardo...
Tem sido muito intensa a nossa jornada aqui ate agora,
muita convivencia, muita gente nova, muitos lugares novos e muitos desafios.
As aulas tem sido bem participativas e a gente ta podendo discutir sobre topicos instigantes. Por exemplo, hoje na aula de Civil Liberties discutimos sobre as liberdades, os preconceitos e as leis que protegem os empresarios e os empregados na hora da contratacao aqui nos EUA. Isso trouxe a tona a questao das cotas nas universidades brasileiras e americanas o que aqui eles chamam de Affirmative Action. E' um assunto muito atual que permeia os dois pai'ses e mostra algumas conquistas, principalmente das minorias aqui, que a pouco tempo nao participavam do processo politico do pais.
Outra parte interessante do programa e' a interrelacao entre as materias que a gente estuda. Por exemplo, o que no's estudamos ontem, que foi a Constituicao e a Bill of Rights, mostra como a Constituicao americana (que e' visivelmente liberal e humanista) e' flexivel o bastante para permitir a pena de morte, por exemplo. Tudo e' uma questao da interpretacao que a Supreme Court deles tem em um certo periodo da Historia. Aprendemos tambem sobre essa Constituicao liberal que ate pouco tempo nao permitia mulheres a votar, ou seja, depende do conceito de cidadania que e' passivel de mudanca de tempos em tempos. Assim, ve-se que nem sempre o direitos foram tao universais quanto parecem de inicio.Interessante.
Mudando de assunto... parece que o frio deu uma tregua, agora ja estamos achando 3 e 5 graus Celcius quente(!). Tivemos um dia ensolarado(vide a foto) e o resto de neve que nao tinha derretido ainda ja deve ter ido pro ralo.
Depois da aula de Civil Liberties tivemos Lideranca, que trabalhou com as nossas caracteristicas pessoais de lideres e o que nos falta pra canalizar as nossas aptidoes e sermos melhores. Outro assunto foi o que nos motivava a sermos lideres, fizemos um brainstorm dessas motivacoes no quadro pra depois discutimos sobre(o quadro ficou lotado, ou seja, motivacao nao falta). Depois da aula, 4 representantes do grupo falaram com a o Departamento de Estado daqui dos E.U.A.(que por sinal esta nos lendo, Oi Mrs. Amy Rustan!) por uma conferencia telefonica. Eu, a Erica, a Lorena (RJ e Niteroi) e a Silvia (Porto Alegre) demos o feedback do programa ate agora pra ela.
Amanha teremos a manha livre entao cada um deve ir pra um lado procurando uma aula aqui na Universidade que nos interesse ou que seja da nossa area de estudo no Brasil. Os tempos livres que a gente tem nos tentamos consciliar entre falar com quem a gente sente saudade(o que so brasileiro pode sentir, ja que nao existe essa palavra aqui), explorar a cidade, comprar nas "clearences" de inverno(que a traducao melhor pra esse termo seria "doacao", pq os precos ficam muito baixos, parece que estamos saqueando a loja), ir a aulas fora do curriculo normal...e mais,coisas pra fazer nao faltam.
Bom, por hoje e' so'.
Espero ter dado uma ideia de como esta tudo aqui.
'till next time y'all!
(I`m a Tennessean already)
(I`m a Tennessean already)
Muito interessantes os tópicos que vc abordou. Sobre calor a 5ºC, se vc sentisse como nós o calor de 39ºC de hj ia derreter como a neve daí. Gostei das compras/saque,rs.
ResponderExcluirBeijos Marina
Ricardo, fantástico! Sua observação sobre a Constituição é super precisa. Por isso é que os Estados Unidos não têm que revisar a constituição periodicamente, como nós!
ResponderExcluirE como foi a conversa com a Amy?
Bjs e continuem a aproveitar!
Olá! Sou SL09 e estou morrendo de inveja de vocês! Pelo menos eu entendo sobre o frio, fui pra Berlin na semana passada e estava -14 graus! haha
ResponderExcluirNão sei se vocês já descobriram isso, mas ai na UT tem grupos de idiomas que se reúnem toda semana em um barzinho pra praticar. Fui numa reunião de alemão ai na strip e comi um sunburguer em algum lugar.. mto bom!!! O engraçado é que eu fui embora sem pagar, esqueci totalmente.. mas dei um exemplo de honestidade e voltei lá no dia seguinte pra pagar :P Vocês comentaram sobre um tal de Tim, acho que ele foi comigo no bar.. perguntem sobre o sunburguer! hauahua
Hey, guys!!!
ResponderExcluirÉ a Barbara (que participou da pre-departure de vcs).
Vi a strip e meus olhos se encheram de lágrimas!!!
Saboreiem cada segundo caminhado por essas ruas: vocês não têm ideia do quanto sentirão falta delas...
aqui as affirmative actions também sao chamadas de ações afirmativas, até o que, originalmente, nao é affirmative action recebe nome de ação afirmativa. Eu gostei muito da Dra Marva Rudolph, espero que vcs tenham aproveitado o contato com ela! abraço!
ResponderExcluir