quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Final de Semana em Boston

Oi gente! Aqui e a Leticia Bittencourt! =)

No último final de semana (23 à 25 de Janeiro), o staff da faculdade nos levou para um final de semana em Boston, Massachusetts. Saímos de Amherst às 06h da manhã, fizemos uma pausa para o café no meio da estrada e chegamos em Boston lá pelas 08:30. A viagem foi super tranquila, as estradas daqui são realmente ótimas.

DSC_0945
Café da manhã no – nada mais, nada menos – McDonalds
Meu café da manhã saudável!
Meu café da manhã saudável!
DSC_0941
Tinha um nascer do sol lindo lá fora!

Assim que chegamos em Boston, nos dirigimos pro prédio da Harvard, pois teríamos aula lá sobre Economia Global com ninguém menos que JEFFRY FRIEDEN. O Mr. Frieden é super famoso no mundo acadêmico, tem um currículo de dar inveja (Google it) e seus estudos e pesquisas são focados em Política Monetária Internacional e em Relações Financeiras. A aula dele foi simplesmente sensacional! Ele falou muito do Brasil, colocou nossa bola lá em cima, mesmo que a situação atual não esteja lá grandes coisas. Além disso, ele morou no BR por uns tempos e por isso arriscou algumas falas em português.

CURIOSIDADE: Não sei se vcs sabem (eu não sabia), mas Harvard não fica em Boston, mas sim em Cambridge. Basta cruzar a ponte e pronto! :)

DSC_0955
Mr. Frieden e eu!

Quase no fim da tarde, depois das aulas, fomos visitar o campus de Harvard. Recebemos um mapa para nos localizarmos e cada um foi pro seu canto! Antes de começar o campus tour, já fui direto na lojinha onde vende camisetas e moletons de Harvard e garanti o meu! Brasileiro é foda né! Hahahaha. Eu visitei a escola de Direito de Harvard e a John F. Kennedy School of Government. Sim, visitar de entrar mesmo e conhecer foram só essas duas, pois o tempo que nós temos é muito curto por causa das aulas e das programações já agendadas. Mas pra mim tá ótimo, não tenho do que reclamar! :D

IMG_0672
Meu coração bateu mais forte!

Depois do tour por Harvard, fomos para o MIT. Fizemos um tour interno conhecendo a estrutura, os projetos em andamento, curiosidades, fatos históricos e aquela coisa bem típica de tour mesmo! Estou falando de forma bem sucinta, porque né… Se for pra eu falar tudo, não termino esse post nunca. Meu comentário é que tanto Harvard quanto o MIT são incríveis, seja na questão de infra-estrutura, seja na qualidade. Estou muito encantada e grata por ter tido essa oportunidade de, pelo menos, pisar aqui!

IMG_0679
IMG_0727
MIT
IMG_0734

Acabadas todas essas novidades, fomos pro hotel fazer o check in lá pelas 17h e quando deu 19h, fomos pro Quincy Market jantar e andar um pouquinho por Boston. O problema é que a noite estava, além de frio, ventando muito. E é simplesmente insuportável ficar do lado de fora de qualquer estabelecimento. Na sexta cedo, lá pelas 22h, já estava no hotel pra descansar do dia cheio que tivemos.

quincy-market
Quincy Market

No dia seguinte, nevou o dia inteiro. E nevou muito! Uma das coisas que aprendi nos EUA é que os americanos confiam muito na previsão do tempo daqui, até porque elas são muito certeiras. Se te disserem que vai nevar, é porque REALMENTE VAI nevar! Voltando ao que interessa, o nosso city tour por Boston ficou prejudicado por causa da neve. Estava muito frio, nenhum ponto turístico aparecia direito nas fotos por causa da neve, mas tá bão. Nesse segundo dia, visitamos o USS Constitution Museum, que é uma espécie de museu da marinha à céu aberto com vários fatos históricos interessantes (Guerra Mundial e Guerra Fria) e o USS Constitution é o mais antigo navio de guerra ainda em serviço. Olha que legal!!! Fomos também pro Charles River tirar algumas fotos, mas o tempo fez com que as fotos não ficassem tão boas assim. E perto do rio estava mil vezes mais frio, razão pela qual ficamos bem pouco do lado de fora.

IMG_0838
IMG_0840
O mais antigo navio de guerra ainda em serviço!
IMG_0846
IMG_0881

A parte da tarde do nosso segundo dia era livre e, por assim ser, decidimos ir ao Museu de Ciências de Boston. Estava tendo uma exposição sobre os Mayas que eu queria MUITO ir, mas infelizmente os tickets eram muito caros. Optei por visitar as exposições mais comuns do Museu e posso dizer que valeu a pena!

IMG_0872
Porque nem tava frio em Boston…
IMG_0873
Museum of Science

Voltamos pro hotel, descansamos o resto da tarde e no começo da noite fomos pra Little Italy jantar. O Little Italy era relativamente perto do nosso hotel, mas deu uma confusão na ida, desentendimentos entre os uruguaios e os argentinos, acabamos tendo que pegar metrô pra chegar num ponto super próximo, mas essa é a vida. Hahaha. Jantamos num restaurante super bom e pagamos um ótimo preço! Essa é uma das coisas que eu passei a mais gostar nos EUA: coisas boas por preços baratos e justos! Hahaha

little italy
Little Italy
IMG_0878
IMG_0879

Depois do jantar, teve uma galera que foi pra boate, mas eu nem animei porque estava realmente cansada e fui dormir cedo. Além do mais, estava nevando muito. Me julguem. A parte boa é que as meninas falaram que nem foi tão bom, porque tinha uma galera esquisita e a boate fechou exatamente 1h depois que chegaram lá. Ou seja, minhas horinhas de sono foram super válidas! ^^

No domingo, fizemos check out do hotel 11h e fomos turistar: visitamos o Boston Common (que é um parque público muito lindo) e a Prudential Tower, que é um arranha-céu com 229 metros de altura e que nos proporciona uma vista linda de -quase- toda a cidade. Fiquei apaixonada com aquela vista! O bom de domingo é que o sol finalmente saiu e deu pra aproveitar as paisagens de forma muito melhor.

Boston Commom
Boston Common Park
DSC_1120
DSC_1166
DSC_1151
Prudential Tower
Prudential Tower
DSC_1253
DSC_1267
DSC_1285

Saímos de Boston por volta de 16h e ao chegar em Amherst, fomos levados ao mercado pra comprar comida em estoque pois uma nevasca estava à caminho. 

PS: Algumas fotos estão com a qualidade boa e outras não porque algumas foram tiradas da câmera e outras do celular. Então, não reparem! :)

See you soon!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Olá, meu povo!

Eu sou a Maria Clara Morellato, a capixaba do programa. Hoje tentarei atualizá-los quanto aos acontecimentos da semana passada. Desculpem-nos pela demora, tudo foi e está sendo bastante corrido, principalmente nessa última semana em Amherst (chorando de saudades já).
Como vocês sabem, todos os dias temos aulas e, algumas vezes, saímos para fazer visitas culturais pelos entornos de Amherst. Na segunda-feira, tivemos as aulas U.S. Foreign Policy: Does the world need the U.S.? e From Liberalism to Conservatism. À tarde, houve nosso debate. Havia dois assuntos em questão e os SL dividiram-se em quatro grupos: um defendia o assunto 1, outro refutava; o terceiro grupo defendia o assunto 2 e o quarto refutava. Foi muito interessante a experiência principalmente pelo fato de as mediadoras do debate terem sido duas juízas daqui! Depois, a juíza Mary Lou Rup nos orientou sobre o sistema judicial em Massachusetts.
Na terça-feira à noite, tivemos as apresentações de dois países: Argentina e Brasil! Apesar de o brigadeiro não ter dado tão certo quanto esperávamos, foi uma noite muito divertida.




 A quarta-feira, dia 21, foi um dia bem cheio. Logo pela manhã, fomos visitar a Hampshire Court House, em Northampton, onde assistimos a um julgamento de um homem acusado de dirigir sob influência do álcool. Geralmente esse crime não é levado à Corte Superior, disse-nos a juíza Mary Lou Rup, mas esse foi um caso de reincidência. 



 Após o almoço, fomos visitar a New England Public Radio (NEPR), em Springfield.
Foi bastante interessante entender como funciona, quem é o público alvo, entender a não interferência do governo no que é divulgado. Inclusive estivemos na sala enquanto um radialista falava ao vivo. Foi bem difícil para a Thaís, que precisava tossir, mas não podíamos fazer barulho. Tudo bem que eu fiquei com muita vontade de rir, mas foi engraçada a situação. Hehehehehe.




 Na quinta-feira, as aulas pela manhã foram sobre Community Health programs e Media in the U.S. À tarde, reunimo-nos no ITD office para discutirmos qual seria o assunto da nossa apresentação final, em Washington DC. É claro que eu não vou contar agora, é segredo. Hahahahaha. Depois disso, fomos orientados sobre nossa ida no final de semana a Boston! Estávamos super animados. Mas isso é história para o post de amanhã. 

Por hoje é isso. A neve aqui está começando a derreter, o solzinho tá com vergonha de sair. Mas o tempo tá muito gostoso. Um beijo gelado pra vocês. 

MC



















terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Diretamente da nevasca para o blog...

Olá pessoal!

Desta vez, quem vos escreve é a Thaís Espíndola de João Pessoa :) Como vocês devem ter visto nas notícias, a nevasca histórica acaba de chegar na parte leste dos EUA (isso significa que já passamos no supermercado, compramos comida para as próximas refeições e tivemos as aulas canceladas – nada funciona na cidade e todos tem que ficar nas suas casinhas até que a normalidade se restabeleça).
NOTA: Acabamos de receber uma ligação com uma mensagem gravada do prefeito informando que realmente está nevando forte, que todos devem permanecer nas suas casas e que ninguém deve estacionar carro na rua até amanhã de manhã, mas sem preocupações... estamos no país do Tio Sam e tudo está sob controle.  


Janela do meu quarto (no primeiro andar da casa) e com neve também pelo lado dentro!! No fundo da foto está a nossa garagem

Entrada da casa
Juro que tem uma rua no meio dessa neve...


A parte das aulas realmente nos deixou chateados (sério), pois havíamos escolhido alguns cursos da UMass (Universidade de Massachussetts – Amherst) para assistir juntamente com os alunos regulares hoje pela manhã, e agora não teremos mais oportunidade/tempo para isso!

Ok, nem tão chateados... O cancelamento das aulas também significou que tivemos a chance de dormir até tarde hoje (vocês não tem ideia do quanto o verbo ‘dormir’ vem sido pouco praticado, então tudo bem, não foi tão ruim assim...)
Estamos um pouco atrasados nas notícias, mas tentaremos atualizar vocês com tudo que aconteceu nos últimos dias (aqui eu aprendi o real significado de ‘curso intensivo’, então desde já peço desculpas pelo tamanho do post, mas tempo livre é raridade - logo, teremos muito o que contar)!

Temos excelentes professores e as aulas são bastante esclarecedoras/dinâmicas, contando sempre com discussões enriquecedoras sobre os mais diversos temas.

Particularmente, a sobre os Movimentos pelos Direitos Civis nos EUA foi a que mais me fez refletir e olhar para tal período histórico de uma forma diferente. Obviamente eram temas já conhecidos, mas a forte imersão que a aula proporcionou aguçou minha sensibilidade para a luta por direitos igualitários. Não consigo explicar o misto de sentimentos que ficaram dentro de mim, mas acredito que oportunidade de estar ‘in loco’ torna mais real a dimensão de fatos absurdamente importantes para a humanidade. É pouco provável sair de nossas aulas sem sede de conhecimento e gostinho de ‘quero mais’ para pesquisar/ler/estudar sobre toda essa montanha de conhecimento que despenca sobre nós.

Também fizemos trabalhos comunitários. Nos dividimos em pequenos grupos e cada um escolheu onde gostaria de colaborar. Com outros quatro Student Leaders fui para um asilo, lá pudemos passar a tarde com os idosos, conversando e ouvindo boa música. Como não podíamos tirar fotos, fica para vocês apenas o registro textual de que foi uma experiência emocionante e única. Em alguns dias, retornaremos aos nossos respectivos trabalhos!

Para fechar, passamos o fim de semana em casas de famílias (sozinhos, em dupla ou trio). Juntamente com uma uruguaia, passei a sexta e o sábado com uma família de origem paquistanesa, mas que já vive nos EUA há mais de 20 anos. Foi legal perceber que apesar da distância geográfica, temos muito mais semelhanças do que imaginamos!

Na sexta à noite, fui com minha host irmã para o jogo de hockey do time da Universidade (a propósito, ganhamos). Lá encontramos com nossos mentores e alguns outros Student Leaders

Por hoje é só, gente! O frio tem nos feito sofrer bastante (nunca pensei que iria comemorar o dia que a temperatura chegasse a -2C)... o lado bom é que não temos que fazer longas caminhadas diariamente e sempre temos carona para nos levar pros lugares (todos os funcionários do ITD são ótimos! Super prestativos e sempre fazem de tudo para que estejamos cômodos).


Em breve mais notícias...

Aguardem :)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Oi, pessoal!

Sou Brunna Bastos de Fortaleza, Ceará (tô escrevendo do meu notebook então é por isso que tem acento) e hoje eu que vou apresentar pra vocês nosso dia. :)

Estou escrevendo faltando 5 minutos pra ser dia 15 de janeiro aqui. O dia foi bastante cheio (e incrivel) chegamos na ITD house as 22h!

Tomamos café da manhã no Valentine Hall, conhecido como o melhor restaurante universitário nos EUA,pertence a Amherts College. !
Depois fomos para aula programada que tínhamos, que foi super legal, todos gostaram e fizeram perguntas para as professoras sobre assuntos interessantíssimos como  a 'legalidade dos Direitos Humanos'' e sobre a 'História dos Movimentos Sociais'. Foi uma ótima aula, aprendemos muito!].

                    Nossa primeira aula com umas das melhores professoras de Direito que                                                                                   existe, como Bruce disse.
                                           
                    Aqui uma das melhores parte da segunda aula. Aprendemos muitas curiosidades sobre os                                                               movimentos sociais.


Depois das aulas aulas, almoçamos no valentine Halll e fomos ao Rock Gym Center, a grande aventura do dia! Foi muito interessante e divertido!
Tivemos que aprender a confiar no outro para fazer o 'climbing', tivemos que usar a força, a persistencia e aprendemos muito com essa experiência. No final, fizemos uma reunião pra saber o que cada um tinha a dizer sobre a atividade que tivemos.





Por fim, Abril levou a gente pro shopping em Holyoke, perto de Amherst, chamado Hollyoke Mall, podíamos ficar lá por 3 horas e eles iriam nos buscar e levar para a casa. Todo mundo da ITD house ficou muito feliz com as compras que fez.



Então, esse foi mais um dia super feliz no SUSI! Nós não esperávamos que a atividade "climbing"  fosse tão divertida e estamos ansiosos para amanhã e os novos programas.

Beijos e até a próxima postagem!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Primeiros dias em Amherst, MA

Oi pessoal!

PS: O teclado daqui nao tem acento e nem cedilha, entao, desculpas adiantadas.

Antes de tudo, gostaria de me apresentar. Sou a Leticia Bittencourt, tenho 21 anos, nasci em Muriae-MG, mas atualmente moro em Belo Horizonte, onde estudo Direito na PUC Minas. E sou Student Leader 2015!!! =D

Continuando o post anterior do Raul, ainda nao fez nem uma semana que estamos em Amherst, mas esta sendo um mundo de coisas novas. Na casa do ITD, estamos dividindo a casa com outras 15 pessoas, sendo elas do Uruguai, Argentina e Chile. Todos nos nos demos muito bem e a convivencia esta sendo a melhor possivel, o que e bom porque alem de fazermos amigos, compartilhamos historias de vida e experiencias.

A cidade de Amherst e linda. O frio esta bem puxado, pois estamos encarando -15, -20 graus celsius. A parte boa e que os lugares fechados tem aquecedor, mas realizar caminhadas e uma tarefa para os fortes e para os corajosos. Hahaha

Sobre o SUSI: Esta sendo otimo! Hoje foi o nosso segundo dia de aula, mas ja posso afirmar que o programa e uma experiencia unica e muito enriquecedora. Ontem tivemos aulas com o prof. Bruce e fomos introduzidos a alguns temas sobre os EUA, como imigracao, religiao, etnia e uma introducao ao federalismo.

Segue abaixo algumas fotos sobre a nossa experiencia por aqui. 



Na madrugada do nosso primeiro dia de aula nevou de noite e foi assim que encontramos as ruas de manha.

Tipico cafe americano! Nos, brasileiros, sentimos na pele a diferenca em relacao a comida (e ao clima tambem), mas esta sedo muito divertido experimentar novas coisas.

Esta fazendo MUITO frio aqui em Amherst e a neve esta altissima!

Nosso querido professor Bruce Laurie <3 br="">

O pessoal do ITD imprimiu um mapa gigante da America Latina e depois nos (todos os 20 Student Leaders) fizemos uma rede de networking conectando nossas fotos com um barbante nas cidades onde nascemos. Ficou lindo!


Bom pessoal, e isso. Desculpem nao escrevermos tanto e com tantos detalhes, mas e porque esta sendo tudo muito corrido por aqui. E afinal, no nosso tempo livre, aproveitamos para explorar a regiao e as pessoas novas com quem estamos convivendo. Enfim, creio que nao dar tantos detalhes seja bom por um lado, pois motivara vcs a se esforcarem para estarem escrevendo aqui neste blog em 2016!

Forte abraco a todos.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Susi novo, gente nova, muito frio e o blog de sempre!


Finalmente estamos em Amherst! Depois de quase oito horas até Atlanta e mais duas até Hartford, Edgardo nos esperava para irmos a Amherst de van. Por uma feliz surpresa, em Atlanta nos encontramos com os chilenos e vimos que estavam no mesmo voo que nós para Hartford.

Chegando em Amherst, já estavam em casa os argentinos e mais tarde naquela noite chegariam os uruguaios (perderam voos...). Foi rápido juntar todo mundo e comprar algumas pizzas. Nem todo mundo está na foto, mas Franco (Argentina) não deixou passar! Hang loose, bro!


A ITD House é incrível! Três andares, toda de madeira. Mas o melhor de tudo: é bem quente, ficamos sem casacos super tranquilos. Enquanto isso, lá fora o frio continua deixa tudo branco pela neve, fazendo uma paisagem super bacana.




Já compramos algumas roupas de frio a mais e, hoje mesmo, na Segunda-feira, as aulas iniciaram, com o professor Bruce Laurie, diretor acadêmico do ITD. O tema foi um overview sobre as regiões aqui dos Estados Unidos, um pouco de História e a diversidade de culturas que os EUA abrigam. Afinal, também são um país construído por imigrantes, assim como o Brasil.

Until next time, mates! See you soon!